PROJETOS COPIADOS DA NET. DANDO CREDITO AOS SEUS AUTORES

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto MINHA PATRIA

Projeto MINHA PATRIA


Identificação:

Elaboração: Dinamizadora Lindalva Maria da Silva Rodrigues

Apoio: Professora de Recursos: Maristael F. de Lima Palasios

Professora: Mábia Grigório Gomes Andrade



Justificativa

Sentimos que seria bom estarmos trabalhando um projeto que mostrasse a importância da nossa pátria e todos os acontecimentos que nela estão inseridos. Procuramos levar os alunos a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

Objetivos

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:

  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com sua pátria;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional;
  • Conhecer e localizar as regiões trabalhando no mapa do Brasil.
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

Desenvolvimento da abertura:

Abertura - 08:00 h - Haste amento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional.

· Paródias - Pátria;

· Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;

· Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;

· 17:00 h - Descerramento da Bandeira Nacional;

Atividades a serem desenvolvidas durante o ano de 2010 nas salas de 2ª ao 5º Ano do Ensino Fundamental:

Obs; as atividades serão realizadas em grupos, duplas e individualmente.

  • Concurso de confecção de bandeiras
  • Hino Nacional - Ilustrado;
  • Leitura de notícias relacionadas à semana da pátria e as eleições em cada região do país;
  • Pesquisar sobre a Proclamação da República;
  • Pesquisa sobre o processo eleitoral;
  • Coro falado;
  • Poesias;
  • Danças;
  • Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;(Eu te Amo meu Brasil )
  • Interpretação de textos;
  • Confecção de faixas;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Charge;
  • Debates;
  • Palestra: Cidadania – “A importância do voto”;
  • Confecção de símbolos da Pátria;
  • Trabalhar as diversidades das regiões (Sala de Recursos);
  • Desenho;
  • Acróstico (Brasil/Pátria/Cidadania/Proclamação da República)
  • Trabalhar o mapa do Brasil – regiões e estados;
  • Interpretação do Hino Nacional

Produção de Texto - Sugestões de temas:

  • Brasil, terra que eu amo;
  • Por que gosto do Brasil:
  • Voto consciente.

Sugestões para Debates:

  • O que é ser patriota hoje no Brasil?
  • Cidadania - como colocá-la em prática?
  • Como viveu a maioria dos brasileiros?
  • A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
  • A importância do voto.

Recursos da Informática Utilizados:

  • Leitura de Textos no Google;
  • Jogos on-line;
  • Atividades on-line;
  • Maquina Digital;
  • Data show;
  • Impressora.

Recursos Materiais

  • Chamex;
  • Cola;
  • Papel Crepom nas cores da Bandeira;
  • Tesoura;
  • Tintas;
  • Isopor;
  • EVA;
  • Papel camurça;
  • Caixa de papelão;
  • Papel pardo;
  • Pincel atômico;
  • Etc.

Recursos Humanos:

  • Todos os professores;
  • Voluntários;
  • Todas as turmas do turno matutino e vespertino.

Avaliação

O Projeto nos fez perceber a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.

Ao propormos o projeto, encontramos até mesmo voluntários da própria escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.

Foi um sucesso, houve a participação e o entusiasmo de todos os professores, supervisora, direção e facilitadoras na elaboração e execução do projeto. Sentimos que foi uma experiência gratificante


Anexos

MÚSICA PARA APRESENTAÇÃO

http://www.4shared.com/file/117049081/fdc5d997/01-_Eu_te_amo_meu_Brasil_-_Os_Incrveis.html

Eu Te Amo, Meu Brasil

Os Incríveis


As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou

Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor

(Refrão)
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verd
e, amarelo, branco, azul anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo

Ninguém segura a juventude do Brasil

As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui porque existe amor
No carnaval os gringos querem vê-las
No colossal desfile multi-cor
A mão de Deus abençoou

Em terras brasileiras vou plantar amor

(Refrão)

Adoro meu Brasil de madrugada

Nas horas que eu estou com meu amor
A mão de Deus abençoou
A minha amada vai comigo aonde eu vou
As noites do Brasil tem mais beleza
A hora chora de tristeza e dor
Porque a natureza sopra

E ela vai se embora enquanto eu planto amor

(Refrão)


Vamos simular uma eleição? Você vai precisar de uma caixa de papelão, caixas de fósforos, caixinhas maiores (pode ser de remédio) e papel para encapar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj470vJU0-OaK7dYIQ2EZ8YX5FNxoW3lK9frxflonYkgq7iBNSxoAvK2ra-BXRvtZZGuJuNxb1bPqEcZDIrq17-90Pyb5poj9UIq_Y5hPdfB6AjBpHUmPHtH3veh19crdDObOfNKy6vdEU/s320/URNA4.jpg

Você está vendo a caixa de perfil, deitada com a boca virada para a direita. Faça um corte transversal na caixa. Depois pegue uma pedaço de papelão quadrado pra colar na frente da caixa que você cortou.

Este papel você imprime. Eu fiz apenas um exemplo, se não quiser este, faça você mesmo em sulfite ou cartolina pra colar no painel. Idéia: Recorte dos 'santinhos' várias fotos de candidatos e cole no espaço da foto pra ficar original. Você também pode fazer um papel pra cada um: presidente, senador, deputado...

Ótima idéia pra escolher o ajudante da sala ou o líder da turma.





















0 comentários:

Postar um comentário